separador_menu

Teste do Olhinho

teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho é um teste de grande importância que deve ser realizado logo após o nascimento do bebê.

Esse teste tem um papel fundamental na detecção precoce de doenças oculares que, se diagnosticadas e tratadas o mais cedo possível, podem evitar deficiência visual, cegueira e até a morte, como no caso de um tumor ocular.

As principais doenças que podem ser detectadas através do teste do olhinho são:

- retinopatia da prematuridade

- catarata congênita

- opacidades corneanas

- glaucoma congênito

- infecções intra-oculares

-retinoblastoma, um câncer da retina

Como é realizado o Teste do Olhinho?

Trata-se de um teste simples, rápido e indolor. O médico, em uma sala escura, irá utilizar um instrumento chamado oftalmoscópio direto, que emite uma luz, para observar se existe um reflexo vermelho o alaranjado uniforme em ambos os olhos.

Em alguns casos, pode ser necessária a utilização de colírios para dilatar a pupila e/ou a utilização de um blefarostato, instrumento que manterá os olhos do bebê abertos.

A presença de reflexo vermelho homogêneo (em tons de vermelho ou laranja) significa que as principais estruturas internas do olho (córnea, pupila, cristalino e humor vítreo) estão transparentes e que a retina está aplicada, mas não é capaz de identificar se o bebê irá precisar usar óculos quando crescer, nem é capaz de identificar alterações do nervo óptico.

Caso o médico não identifique reflexo vermelho ou este não seja homogêneo, em um ou nos dois olhos, poderão ser solicitados exames complementares, tais como, mapeamento de retina e ultrassonografia ocular, para solucionar o diagnóstico.

Bebês prematuros (principalmente os que nasceram com menos de 32 semanas de gestação e/ou com peso inferior a 1,5kg) devem realizar exame de mapeamento de retina entre a quarta e a sexta semana de vida, já que esses bebês têm maior risco de desenvolverem alterações na retina, a retinopatia da prematuridade.

Caso tenha alguma dúvida a mais, entre em contato através do formulário fale conosco ou marque uma consulta através do telefone (85) 3281-3393.

Responsável: Dra.Wanessa Carneiro

CREMEC 12.286